Grandes Desafios da Educação em Computação no Brasil 2025-2035

MOTTA, Claudia Lage Rebello da; SANTORO, Flávia Maria; RIBEIRO, Leila; DURAN, Rodrigo; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; FALCÃO, Taciana Pontual. Grandes Desafios da Educação em Computação no Brasil 2025-2035. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025. 88p. doi: https://doi.org/10.5753/sbc.17542.1


Grandes Desafios da Educação em Computação no Brasil 2025-2035

Organizadores

Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ, RJ)
Flávia Maria Santoro (Inteli, SP)
Leila Ribeiro (UFRGS, RS)
Rodrigo Duran (IFMS, MS)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO, RJ)
Simone André da Costa Cavalheiro (UFPel, RS)
Taciana Pontual Falcão (UFRPE, PE)

Resumo

Este livro apresenta os resultados dos grupos de trabalho do I Seminário Grandes Desafios da Educação em Computação no Brasil, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2024, em São Paulo/SP. O evento reuniu uma comunidade diversa dedicada a discutir e propor soluções para os principais desafios da área no país. Inspirado pela iniciativa dos Grandes Desafios da Computação no Brasil, o seminário teve como objetivo central refletir sobre os rumos da Educação em Computação para a próxima década. A programação foi iniciada com dois painéis temáticos que fundamentaram os debates subsequentes.O primeiro painel abordou os grandes desafios da Computação, incluindo aspectos éticos, científicos e filosóficos, com destaque para questões como privacidade e segurança, sustentabilidade e os avanços da inteligência artificial. O segundo painel focou nos principais desafios da Educação em Computação, ressaltando sua contribuição para o uso ético e produtivo das tecnologias digitais; a necessidade de ampliar a consciência social sobre a importância e a natureza da Computação; a urgência na formação de docentes qualificados para o ensino da área desde a Educação Básica, com atenção à diversidade regional e étnica do Brasil; além da importância de debater temas como ética, soberania tecnológica e políticas públicas relacionadas à inteligência artificial. Também se destacou a necessidade de fortalecer a articulação entre academia e mercado, promovendo uma formação alinhada às demandas sociais e profissionais emergentes. Na sequência, os participantes foram distribuídos em grupos temáticos organizados em cinco eixos principais:

  • Computação na Educação Básica
  • Habilidades e Competências na Aprendizagem de Computação
  • Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade
  • Inteligência Artificial e Educação
  • Métodos e Técnicas de Ensino/Aprendizagem

Cada grupo iniciou seus trabalhos identificando um conjunto de desafios relevantes dentro de seu eixo temático. Em seguida, escolheu um desafio central para aprofundamento, detalhando-o a partir da análise do cenário atual, tendências e impactos esperados, bem como da proposição de ações recomendadas para pesquisa e formulação de políticas públicas. Como principais resultados do seminário, foram analisados e discutidos os seguintes desafios estratégicos:

  1. Formação Docente e Desenvolvimento de Recursos Pedagógicos Acessíveis e Inclusivos para o Ensino de Computação na Educação Básica
  2. Formação Superior em Computação
  3. Educação em Computação consciente de IDEA (Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade)
  4. Inteligência Artificial como Agente na Educação em Computação
  5. Desenvolvimento e Avaliação de Soft Skills nos Cursos da Área de Computação.

A proposta central do evento foi promover inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável por meio de uma Educação em Computação robusta, ética e alinhada às necessidades sistêmicas do Brasil. Os debates reforçaram a importância de uma visão coletiva e estratégica capaz de impulsionar investimentos, avanços científicos e transformações educacionais, preparando o país para enfrentar os desafios contemporâneos e futuros.

 

doi: 10.5753/sbc.17542.1