Pós-Graduação em Sistemas de Informação na área de Computação no Brasil: início e desafios

NUNES, F. L. S. ; SIQUEIRA, S. W. M. ; ARAUJO, R. M. ; CHAIM, M. L. ; VASCONCELOS, A. M. L. ; MONTEIRO, J. A. S. ; GOMES, A. S. . Pós-Graduação em Sistemas de Informação na área de Computação no Brasil: início e desafios. In: Valdemar Vicente Graciano Neto; Rodrigo Pereira dos Santos. (Org.). História e Construção da Área de Sistemas de Informação no Brasil: Relatos e Estudos sob a Perspectiva da Computação. 1ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025, v. 1, p. 269-311. doi: https://doi.org/10.5753/sbc.18055.1.10


Pós-Graduação em Sistemas de Informação na área de Computação no Brasil: início e desafios

Autores

Fátima de Lourdes dos Santos Nunes (USP)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)
Renata Mendes de Araujo (UPM/USP)
Marcos Lordello Chaim (USP)
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE)
José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)
Alex Sandro Gomes (UFPE)

 

Resumo

A Pós-graduação em Sistemas de Informação no Brasil, no contexto da área de Computação, e uma conquista relativamente recente, marcada pelo credenciamento dos primeiros Programas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na primeira década dos anos 2000. Neste capítulo são apresentados inicialmente os aspectos conceituais considerados para definir a pesquisa em Sistemas de Informação e o contexto histórico brasileiro no momento da criação dos primeiros Programas de Pós-graduação nesta área. Em seguida, são apresentados os históricos dos dois primeiros Programas acadêmicos instalados no país (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Universidade de São Paulo – USP) e do primeiro Programa profissional na área (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), abarcando os contextos social, geográfico e científico na época de instalação, assim como dados atuais de tais Programas. Por fim, é tecida uma análise atual da Pós-graduação em Sistemas de Informação no Brasil, considerando os desafios e as oportunidades para o fortalecimento e a ampliação da Pós-graduação nesta área.

 

doi: 10.5753/sbc.18055.1.10