| APRENDENDO A APRENDER NA HIPERCONEXÃO CONTEMPORÂNEA: NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS
Sigla do Projeto de Pesquisa: AAHC Projeto do processo seletivo para o Mestrado em Informática e para o Doutorado em Informática do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), turma 2026.1, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): https://ppgi.uniriotec.br
Professores-pesquisadores: |
| Descrição do Projeto
Como aprender algo neste mundo digital de tantos estímulos e distrações? Como lidar com informações, entender quais são relevantes e confiáveis, em nosso processo de construção de nossas percepções e entendimentos? Como as tecnologias podem auxiliar na (re)descoberta do prazer na aprendizagem? Como saber fazer algo de forma eficaz, eficiente e ético? Como as relações entre pessoas e tecnologias podem promover o aprendizado e uma melhor execução das atividades? Como aprender a ser melhor? Atualmente, podemos perceber que através da leitura de notícias, assistindo filmes e séries, jogando, utilizando diversas plataformas e aplicativos de comunicação e colaboração, vamos aprendendo ou desaprendendo à medida que interagimos e nos integramos a essas ferramentas. São formas de aprender onde muitas vezes nem nos damos conta deste processo de construção do conhecimento. Ao mesmo tempo em que utilizamos massivamente as ferramentas de busca, plataformas de redes sociais e agentes de inteligência artificial (IA) dentro das mais diversas situações em nosso dia a dia, como podemos explorar os resultados e interagir com o conteúdo buscando uma aprendizagem mais fluida e dinâmica? Ainda podemos avançar em muitas destas perspectivas. Como então dar suporte para que as ferramentas de busca com IA possam ser melhoradas para apoiar o processo de aprendizagem (evoluindo o que anteriormente conhecíamos como Busca como um Processo de Aprendizagem – Searching as a Learning Process e estamos chamando de chatting and searching)? Ou como podemos trabalhar em chatbots, como o ChaGPT/CoPilot/Claude/Gemini/etc., para que sejam mais adequados para o contexto educacional? Como a tecnologia pode apoiar na organização do conteúdo e atividades de aprendizagem, no nível adequado de complexidade desejada ao longo do tempo? Como trabalhar tecnologicamente as questões de engajamento/motivação na aprendizagem, mas de forma que haja um aprendizado significativo sem sobrecarga dos participantes? Como estimular as trocas de conhecimento e atividades colaborativas, incluindo a coautoria, no processo de aprendizagem por meio de tecnologias? Como desenvolver tecnologias que apoiem a formação humana? Dentre os temas e tópicos de interesse do grupo contextualizados nesta iniciativa estão:
Candidate-se a este projeto se há interesse…
Grupo de pesquisa SaL: Semantics and Learning (https://salt.uniriotec.br) Por que eu deveria me interessar por este projeto/formação? As tecnologias digitais sociais e baseadas em inteligência artificial dominam a sociedade contemporânea. Discutimos e desenvolvemos o estado da arte e da prática em tecnologias educacionais e sociais para uma melhor formação pessoal e profissional, com foco em uma sociedade melhor O grupo de pesquisa atua há anos nas áreas de Informática na Educação, Sistemas de Informação e Web, com dissertações e teses premiadas e colaborações relevantes. O Prof. Sean Siqueira tem atuação destacada na comunidade de Informática na Educação no Brasil e no mundo, sendo o atual vice-coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com histórico de contribuição ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e à RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação. Também tem atuação destacada na área de Sistemas de Informação, sendo indicado como conferencista sênior da área pela Sociedade Brasileira de Computação, com grande contribuição ao Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), à iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação. Venha participar do grupo, no avanço do estado-da-arte e estado-da-prática em tecnologias educacionais e sociais. |
| Perfil do Aluno:
O aluno deve ser dedicado, comprometido com sua formação e com a(s) pesquisa(s) a ser(em) desenvolvida(s). O período em disciplinas geralmente demanda cerca de 12 horas semanais em sala de aula, além dos estudos extraclasse (que dependem do ritmo do aluno, mas é comum ser necessário pelo menos o tempo equivalente ao das aulas). Deste modo, um planejamento razoável para uma boa formação no mestrado e/ou doutorado seria algo em torno de 30 horas semanais de dedicação. Espera-se que os alunos tenham um bom gerenciamento de seu tempo. A pesquisa demanda estudos aprofundados sobre o estado-da-arte e o estado-da-prática em determinados assuntos, implicando em muita leitura de textos técnicos em inglês e desenvolvimento tecnológico. Deste modo, o aluno deve ser motivado para estudos aprofundados nos temas da pesquisa e empenhado em contribuir para a área. A proposta de solução precisará ser avaliada, então é esperado que o aluno seja capaz de desenvolver a solução e aplicá-la em contextos específicos, de modo que possa extrair e obter informações sobre a solução na prática e analisar criticamente os resultados. Finalmente, o aluno também deve divulgar os resultados parciais e finais da pesquisa, então é importante a capacidade de escrita (em português, mas desejável também em inglês). |