| COMPUTAÇÃO ÉTICA, SOCIAL E AMBIENTALMENTE CONSCIENTE
Sigla do Projeto de Pesquisa: CESAC Projeto do processo seletivo para o Mestrado em Informática e para o Doutorado em Informática do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), turma 2026.1, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): https://ppgi.uniriotec.br
Professores-pesquisadores: |
| Descrição do Projeto
Quais são as bases que fundamentam o que eu acredito e o que você acredita (e como lidamos com as semelhanças e diferenças)? Como as crenças e valores são construídos social-culturalmente e como as tecnologias são utilizadas para explorar e induzir comportamentos ou ações? Como desenvolver uma visão mais consciente/crítica em relação à informação? E como nossas percepções, ações e comportamentos podem ser transformados nesta mudança? Como a tecnologia pode apoiar neste processo? Os Sistemas de Informação têm o potencial de melhorar a qualidade do trabalho de um indivíduo e permitir o bem-estar humano de várias maneiras, assim como melhorar a produtividade dos serviços de alimentos, saúde, água, educação e energia. Vivemos em um mundo digital, onde algoritmos nos recomendam informações, filmes e séries a assistir, músicas a ouvir, o que comer, o que comprar, caminhos a seguir… e assim nossas decisões vão sendo guiadas por algoritmos de recomendação e personalização. Nas empresas, os sistemas de informação apoiam as decisões sobre compras, vendas, contratações e diversas outras situações. As plataformas de redes sociais online e os aplicativos de comunicação promoveram uma grande disseminação de fatos, opiniões e informações/desinformações. Reforçados pelos algoritmos de filtragem de informação, personalização e recomendação, as crenças vão sendo construídas, reforçadas e pouco questionadas. Quando assimilamos as distorções produzidas, pouco questionamos nossas bases de informações, nossas crenças e comportamentos, e nesse processo, acabamos nos moldando em construções sociais e culturais, que conscientes ou não, guiam nossos pensamentos, sentimentos e ações. No escopo deste projeto e no contexto da área de Sistemas de Informação, diversos tópicos de pesquisa são de interesse:
Candidate-se a este projeto se há interesse em pesquisar estes tópicos. Grupo de pesquisa SaL: Semantics and Learning (https://salt.uniriotec.br) Por que eu deveria me interessar por este projeto/formação? As tecnologias digitais sociais e baseadas em inteligência artificial dominam a sociedade contemporânea. Discutimos e desenvolvemos o estado da arte e da prática em tecnologias educacionais e sociais para uma melhor formação pessoal e profissional, com foco em uma sociedade melhor. O grupo de pesquisa atua há anos nas áreas de Informática na Educação, Sistemas de Informação e Web, com dissertações e teses premiadas e colaborações relevantes. O Prof. Sean Siqueira tem atuação destacada na comunidade de Informática na Educação no Brasil e no mundo, sendo o atual vice-coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com histórico de contribuição ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e à RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação. Também tem atuação destacada na área de Sistemas de Informação, sendo indicado como conferencista sênior da área pela Sociedade Brasileira de Computação, com grande contribuição ao Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), à iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação. Venha participar do grupo, no avanço do estado-da-arte e estado-da-prática em tecnologias educacionais e sociais. |
| Perfil do Aluno:
O aluno deve ser dedicado, comprometido com sua formação e com a(s) pesquisa(s) a ser(em) desenvolvida(s). O período em disciplinas geralmente demanda cerca de 12 horas semanais em sala de aula, além dos estudos extraclasse (que dependem do ritmo do aluno, mas é comum ser necessário pelo menos o tempo equivalente ao das aulas). Deste modo, um planejamento razoável para uma boa formação no mestrado e/ou doutorado seria algo em torno de 30 horas semanais de dedicação. Espera-se que os alunos tenham um bom gerenciamento de seu tempo. A pesquisa demanda estudos aprofundados sobre o estado-da-arte e o estado-da-prática em determinados assuntos, implicando em muita leitura de textos técnicos em inglês e desenvolvimento tecnológico. Deste modo, o aluno deve ser motivado para estudos aprofundados nos temas da pesquisa e empenhado em contribuir para a área. A proposta de solução precisará ser avaliada, então é esperado que o aluno seja capaz de desenvolver a solução e aplicá-la em contextos específicos, de modo que possa extrair e obter informações sobre a solução na prática e analisar criticamente os resultados. Finalmente, o aluno também deve divulgar os resultados parciais e finais da pesquisa, então é importante a capacidade de escrita (em português, mas desejável também em inglês). |